Você é um empreendedor Legal?

Empreender, no Brasil, nunca foi tarefa simples. Muitos empreendedores ainda atuam na ilegalidade justamente por desconhecimento ou por incompreensão de questões burocráticas – mas necessárias – para a regularização de suas empresas. E vale a pena legalizar o seu negócio?

Vale. A legalização é de extrema importância, pois permite que seus negócios cresçam, possibilitando que a sua empresa usufrua de benefícios como a captação de recursos junto a instituições financeiras (por meio de empréstimos e financiamentos), emissão de notas fiscais, participação em licitações, etc. Além disso, uma empresa devidamente regularizada, não corre o risco de ser penalizada em casos de fiscalizações dos Órgãos Públicos.

Em outras palavras, não há como crescer sem legalizar. Somente investindo na regularização da sua empresa o seu negócio ganhará destaque no mercado, possibilitando maior captação de clientes.

E o que é necessário para regularizar a sua empresa?

Primeiro, é necessário um bom planejamento do seu negócio, definindo-se o seu público-alvo, as atividades que serão desenvolvidas, serviços prestados, etc.

Buscar auxílio de especialistas é fundamental neste período, pois eles ajudarão você a identificar aspectos que podem comprometer o rumo da sua empresa, como o planejamento tributário, o regime fiscal, a localização da empresa, os registros e alvarás necessários, os contratos que o seu negócio precisa, etc.

Feito isso, é necessário adequar questões societárias e contratuais da empresa, de acordo com a sua atividade, para que se possa obter o CNPJ, bem como todos os registros, licenças e  alvarás necessários, inclusive para a contratação de pessoas.

Regularizar para crescer. Investir para colher.